Kolmanskop é uma cidade que se encontra ao sul no deserto da Namíbia. Ela foi construída em 1908, devido à descoberta de diamantes no local. No entanto após o esgotamento dos minérios ela foi abandonada em 1954.

Atualmente a cidade se encontra totalmente vazia, sendo que suas construções aos poucos estão sendo engolidas pela areia e destruídas pela ação do vento, dando ao lugar a aparência de uma verdadeira cidade fantasma. 

Kolmanskop é um importante ponto turístico que desperta a curiosidade de turistas de todo o mundo.

Quer saber mais sobre o turismo na cidade abandonada de Kolmanskop?

Então confira as informações que reunimos para você.

QUAL A HISTÓRIA DE KOLMANSKOP?

Foto: Kolmanskop, Namíbia – Pixabay

Kolmanskop foi fundada em 1908 com o objetivo de extrair diamantes que haviam sido descobertos no local.

O nome da cidade significa em africano “Colina de Coleman”, ele foi dado em menção a Johnny Coleman, um transportador que ficou conhecido por abandonar sua carroça de boi em uma pequena elevação durante uma tempestade de areia.

A cidade foi habitada por alemães, contendo arquitetura típica e uma boa infraestrutura para seus habitantes com elegantes casarões, um hospital, um salão de festas, uma central elétrica, uma escola, um salão de boliche com quatro pistas, outro salão de teatro e esporte, um cassino, uma fábrica de gelo e a primeira estação de raios X do Hemisfério Sul.

No entanto passados quase quarenta anos após sua fundação a fonte de diamantes se esgotou. Foram descobertos depósitos em outro lugar, e assim foi decidido que as operações se moveriam para Oranjemund.

A cidade foi deixada por seus habitantes e com o passar dos anos ficou tomada pela areia que invadiu o local. Atualmente ela se encontra com algumas construções em ruínas, pois gradualmente estão sendo demolidas pelo vento.

No entanto a cidade está sendo conservada, pois em 1980 uma empresa de mineração Beers restaurou várias construções e até mesmo fundou um museu em Kolmanskop, transformando a cidade em uma atração turística.

COMO FUNCIONA A VISITA A KOLMANSKOP?

A cidade mais próxima de Kolmanskop é Luderitz, que fica a 10 km de distância.

É possível adquirir um passeio guiado no portão de Kolmanskop ou através de agências de viagem que ficam na cidade de Luderitz.

A região é cercada e as visitas podem ser realizadas de segunda à sábado às 9h30 e 11h e aos domingos e feriados, às 10h.

Depois da visita os portões são fechados e é possível ficar na cidade até às 13h.

Se quiser visitar a cidade em outros momentos como nascer e por do sol é possível através da entrada para fotógrafos.

COMO CHEGAR A KOLMANSKOP?

Foto: Kolmanskop, Namíbia – Pixabay

Se você está no Brasil, primeiramente deve se dirigir a Namíbia, que se encontra ao sul da África, fazendo fronteira com a África do Sul, Botsuana e Angola.

Você pode chegar ao país através da África do Sul, que é mais acessível em voos a partir do Brasil.

Você pode apanhar um voo a partir do Brasil com escala na África do Sul (geralmente na cidade de Joanesburgo) e parada na cidade de Windhoek, capital da Namíbia.

Confira no site Decolar.com algumas ofertas de voos para Namíbia.

De Windhoek para Luderitz são cerca de 684 km. É possível fazer o trajeto de carro através da rodovia B1, o que daria quase 8 horas de viagem.

E de Luderitz para Kolmanskop, seriam 15 minutos de viagem através da rodovia B4.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira deixar seu comentário, fique à vontade.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.