Odivelas é uma cidade que fica no Distrito de Lisboa em Portugal, sendo considerada uma região da Área Metropolitana de Lisboa, conhecida também como freguesia.

Apesar de ser uma cidade nova, sendo fundada em 1998, é considerada uma das melhores localidades para morar de Lisboa, uma vez que conta com uma boa infraestrutura, bons restaurantes e atividades culturais interessantes.

Quer saber como é o turismo em Odivelas e o que fazer na cidade?

Então confira as informações que reunimos para você.

O QUE FAZER?

Confira os principais pontos turísticos de Odivelas e saiba o que fazer na cidade:

MOSTEIRO DE SÃO DINIS

Foto: Mosteiro de São Dinis, Odivelas, Lisboa, Portugal

É um antigo mosteiro que foi fundado em 1295 pelo rei D. Dinis. A construção é feita em estilo gótico, sendo renovada com o passar dos anos.

Há uma lenda em torno do mosteiro que fala que o D. Dinis mandou construí-lo para pagar uma promessa São Luís, que teria aparecido em seu socorro quando D. Dinis foi surpreendido por um urso numa caçada, dando-lhe forças para neutralizar o grande animal.

Após a morte de D. Dinis em 1325, seu corpo foi enterrado no mosteiro.

O mosteiro servia como morada para uma comunidade feminina cisterniense, onde as monjas não só viviam como trabalhavam nos campos de cultivo que se encontravam junto ao local.

De 1900 a 2015 o mosteiro foi sede do Instituto de Odivelas e a partir de 2017 o Exército cedeu o mosteiro à Câmara de Odivelas.

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA

É um edifício que foi construído entre os anos de 1855 e 1866. No início o objetivo era que o local fosse a mala-posta da cidade de Loures. Posteriormente se tornou o matadouro municipal.

Na década de 1960 o matadouro foi desativado e ficou abandonado até 1987, quando tentaram transformar o lugar em um projeto cultural inédito.

Então o edifício passou por uma reforma, sendo transformado em no primeiro centro dramático criado em Portugal, onde há atividades ligadas ao teatro, artes plásticas, cinema, dança, literatura, poesia e música.

PADRÃO DO SENHOR ROUBADO

Foto: Padrão do Senhor Roubado, Odivelas, Lisboa, Portugal

É um monumento que se encontra na saída da Calçada de Carriche, em um pequeno largo junto à estrada que leva até o centro da cidade.

Trata-se de 12 painéis de azulejos, que contam a história de um roubo que ocorreu no ano de 1671, na Igreja Matriz de Odivelas, onde foram roubados dois vasos sagrados, onde estavam as hóstias, imagens do Menino Jesus, da Senhora do Rosário, Senhora do Egito e vestuário de outros santos.

Era a época da inquisição. E durante o tempo de investigação do roubo ocorreu violência sobre os cristãos-novos, sendo de tal forma que até mesmo o Papa Inocêncio XI teve que intervir e suspender o funcionamento dos tribunais religiosos durante três anos.

 O roubo ocorreu no dia 11 de maio e o autor do crime foi pego no dia 16 de outubro. Era um homem que vivia na miséria. Ele foi torturado mesmo quando já havia confessado o roubo e executado no dia 23 de novembro de 1671, sendo garroteado e depois queimado.

IGREJA MATRIZ DE ODIVELAS

A igreja foi construída inicialmente no século XVI, mas foi reconstruída no final do século XVII. No século XVIII a igreja foi redecorada por um lambril de azulejos, onde há figuras bíblicas.

A igreja foi construída em estilo barroco, tendo como destaque a capela-mor com formas retangulares, sendo revestida de mármore de diferentes cores, telhados de duas águas em coruchéu, sendo o espaço interior aberto com arcos, onde se encontram sete altares em talha dourada e retábulos.

O local faz parte da Paróquia de Odivelas, sendo confiada aos Padres Palotinos.

PARQUE URBANO RIO DA COSTA

É um parque bonito de 5,6 hectares que possui área de lazer para crianças, com torre de escalada e escorrega. Também há uma área de exercícios com 7 equipamentos e placas explicativas sobre como os exercícios funcionam.

Ainda há um lago artificial que é cortado por uma ponte que pode ser usada por todos.

O parque foi construído pela Companhia Portuguesa de Hipermercados com o objetivo de regularizar a parte hidráulica do Rio da Costa. Isso foi feito através de um açude (represa) de amortecimento a jusante do parque com a finalidade de reduzir os caudais, uma proteção contra riscos de cheias.

Ainda instalaram vegetação ripícola para estabilizar as margens e também atrair pássaros, para ter maior biodiversidade no local.

COMO CHEGAR A ODIVELAS?

Primeiramente você deve apanhar um voo que vai do Brasil a Portugal, sendo a cidade mais acessível Lisboa.

São cerca de 10 horas de viagem de avião.

Confira no site Decolar.com algumas ofertas de voos.

De Lisboa para Odivelas são apenas 12,5 km de distância, sendo possível apanhar um carro (ou autocarro como chamam) em uma pequena viagem de 20 minutos.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira deixar sua opinião, fique à vontade para comentar.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.