A Casa Branca, a famosa casa dos presidente dos Estados Unidos da América.

CASA DO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. FOTO: LUCIO MANOEL

Acredito que todos conheçam a Casa Branca, uma edificação no estilo georgiano que frequentemente aparece em filmes e as vezes, explodindo, como em Independence Day. Ela é a residência oficial do presidente americano e a sede do poder executivo.

Sua construção foi iniciada durante o mandato do primeiro presidente americano, George Washington, e o local de construção foi decidido com a criação do Distrito de Columbia (o D.C. de Washington D.C.). Infelizmente não viveu para ver ela pronta, ele faleceu em 1799 e a Casa Branca inaugurou em 1800.

Em 1814 ela foi incendiada pelo exército inglês, mas no mesmo ano arrumaram. Desde então ela já teve várias reformas e ampliações até chegar a essa forma que conhecemos.

Durante muito tempo, ela era aberta ao público, mas devido a segurança e ao atual cenário político mundial, a entrada é bem limitada. Se algum americano quiser fazer um tour, precisa entrar em contato com o seu congressista para ele agendar. Se for alguém de fora, como do Brasil, é preciso entrar em contado com a nossa embaixada para agendar.

Na minha visita, eu não fiz o tour porque não sabia como se fazia, então me contentei em ficar do lado de fora.

ESSE BOTÃO DIZIA QUE EU ERA BEM-VINDO, MAS NÃO ME ARRISQUEI EM APERTA-LO. FOTO: LUCIO MANOEL

Ela fica na mesma região onde fica as principais atrações turisticas de Washington D.C., como o Lincoln Memorial e o Museu Nacional de História Natural Smithsonian .

Curiosidades

A Casa Branca possui: 132 salas, 35 casas de banho, 6 depósitos, 412 portas, 147 janelas, 28 lareiras, 8 escadarias, 3 elevadores, 5 chefs de cozinha a tempo integral, 5.000 visitantes diários, 1 quadra de tênis, 1 pista de boliche, 1 cinema, 1 pista de corrida, 1piscina e 50 quartos.

Há boatos que existe uma rede de túneis por baixo da Casa Branca e que o John Kennedy usava esses túneis para colocar a Marilyn Monroe, que ele supostamente teria um affair, para dentro da edificação. Mas isso são só boatos, mas eu acredito que essa rede de túneis realmente exista para o caso de precisar tirar o presidente com urgência de lá.Casa Branca

LIVE BY THE BOMB, DIE BY THE BOMB. É MUITO COMUM PROTESTOS EM FRENTE A CASA BRANCA. FOTO: LUCIO MANOELCasa Branca

EM FRENTE FICA O LAFAYETTE SQUARE. FOTO: LUCIO MANOEL

Clique aqui para acessar o site oficial da Casa Branca.